Portal do Governo Brasileiro

Prêmio nacional a museóloga

A museóloga Karina Muniz Viana (COREM 4R 292 II) foi premiada pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação – Ancib por pesquisa sobre museologia e conectividade.

O trabalho “O fenômeno gatekeeper – museologia, compartilhamento e conectividade híbrida na sociedade global”, defendido em 2016, foi avaliado como a melhor dissertação de mestrado em Ciência da Informação no Brasil pelo prêmio Ancib de Teses e Dissertações de 2017, para o qual concorrem todas as universidades federais.

Karina obteve o título de mestre em museologia e patrimônio no Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UNIRIO, sob orientação de Tereza Cristina Scheiner, museóloga e doutora em comunicação.

O conceito de gatekeeper trata da escolha das informações transmitidas a um público. Na pesquisa, o termo é usado para se referir aos diferentes filtros que um museu aplica antes de expor coleções aos visitantes. Ao lado disso, o trabalho analisou o compartilhamento de imagens de objetos de museu na internet e a produção de novas interpretações pelos usuários das redes sociais.

Nos dias 23 e 24 de novembro de 2017, no Rio de Janeiro, a pesquisadora apresentará a dissertação premiada no 2º Seminário Tecnologia e Cultura – Humanidades digitais e competência em informação na Fundação Casa de Rui Barbosa.

Eleição 2017

– 4 vagas para conselheiros do COREM 4R
– 3 vagas para conselheiros do COFEM
– mandatos de 3 anos (de janeiro/2018 a dezembro/2020)

Calendário Eleitoral 2017
– de 12 a 31/10/2017 – recebimento de candidaturas
– até 07/11/2017 – comunicação de deferimento ou indeferimento aos candidatos
– 10/11/2017 – data limite para recebimento de recursos
– 14/11/2017 – data limite para julgamento e comunicação de recursos
– de 16 a 21/11/2017 – divulgação dos nomes dos candidatos
– 24/11/2017 – data limite para convocação de eleição
– de 25 a 29/11/2017 – período eleitoral (voto por via postal ou e-mail)
– 30/11/2017 – apuração de votos (Comissão de Ética Profissional e Fiscalização)
– 01/12/2017 – divulgação de resultados

Requisitos para candidatura (resumo)
– ser cidadão brasileiro
– estar em pleno gozo de direitos profissionais e civis
– possuir registro no COREM há mais de um ano
– exercer atividade profissional na Região em que está inscrito
– dados de identificação
– curriculum vitae –  uma lauda, no máximo, contendo informações sobre graduação ou pós-graduação em Museologia, participação no sistema COFEM/COREMs, atividades atuais, instituição de trabalho, entre outras

38a. Assembleia Geral Ordinária
– 02/12/2017 – das 10 às 13 h –  posse dos novos conselheiros

Local
Casa das Rosas
Av. Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo – SP

2018
– 15/01/2018 – escolha da nova diretoria do COREM 4R

Nota de Repúdio

Nota de Repúdio
01 de outubro de 2017

O Conselho Regional de Museologia – 4R declara profundo repúdio às tentativas de censura de exposições de arte contemporânea no Brasil.

Ressaltamos os princípios fundamentais expressados no Estatuto de Museus (Lei 11.904), tais como, o “respeito a valorização da dignidade humana” e a “universalidade do acesso, o respeito e a valorização à diversidade cultural”. Destacamos que os museus são espaços democráticos, de diálogo, de reflexão social, e estão a “serviço da sociedade e do seu desenvolvimento”.

Enfatizamos que a arte tem também como função causar polêmicas e reflexões na sociedade, sem que isso seja razão para violências a pessoas e a instituições que a abrigam.

Destacamos que o respeito às expressões artísticas são fundamentais em um estado democrático.

Lembramos que nossa profissão perpassa a liberdade de expressão e, respeitados os princípios dos direitos humanos e a legislação pertinente, não vemos como passíveis de censura as produções artísticas mesmo que cercadas de polêmicas.

Por fim, o COREM 4R solidariza-se com os funcionários e o público do Museu de Arte Moderna de SP, que foram agredidos verbalmente e fisicamente nesta semana passada.

Conselho Regional de Museologia – 4a. Região

Tony Willian Boita
Presidente COREM 4R
Museólogo
COREM 4R 213 I

Câmara dos Profissionais Registrados em Conselhos

Contando com a participação de representantes de conselhos de profissões regulamentadas, a Câmara dos Profissionais Registrados em Conselhos e Ordens de São Paulo se reuniu no dia 28/06/2017, na sede do CRECISP.

Os dirigentes debateram o cenário atual dos conselhos profissionais, com ênfase na gestão destas autarquias. As discussões abordaram a importância dos conselhos se manterem unidos, promovendo conquistas que beneficiem profissionais das mais diversas categorias e facilitem a vida dos usuários de seus serviços.

A exemplo do que já acontece no âmbito nacional, com o Fórum dos Conselhos de Fiscalização, esta Câmara pretende, nos próximos encontros, aprofundar pautas que tragam soluções efetivas para as questões administrativas dos conselhos de profissões regulamentadas.

Reunião da Câmara de Profissões Regulamentadas

Reunião da Câmara de Profissões Regulamentadas

9º Encontro Paulista de Museus

9º EPM – Sistema Estadual de Museus de São Paulo – SISEM-SP

Dias 19 e 20 de junho de 2017

Theatro São Pedro

R. Albuquerque Lins, 207 – Campos Elíseos – São Paulo – SP

 

Para o 9° EPM, a Comissão Consultiva do evento, formada por representantes de várias instituições parceiras do Sistema Estadual de Museus de São Paulo – SISEM-SP (ICOM Brasil, ACAM Portinari, Acervo Artístico-Cultural do Palácio, COREM 4R, PPGMus-USP, Blue Shield Brasil, CPF SESC-SP, SESC Memórias), definiu uma programação versando sobre questões de gestão de infraestrutura, em um ciclo que pretende instigar análises sobre o conjunto de parâmetros do Cadastro Estadual de Museus de São Paulo – CEM-SP.

O Cadastro Estadual de Museus de São Paulo, lançado oficialmente em 2016 no encerramento do 8° EPM, traz uma série de parâmetros, agrupados nos eixos ‘gestão e governança’ (que inclui infraestrutura), ‘salvaguarda de acervo’ e ‘comunicação e serviços ao público’, sobre os quais os museus podem refletir para orientar suas práticas e seu desenvolvimento.

PROGRAMAÇÃO
http://sisemsp.org.br/epm/programacao/

INSCRIÇÕES
http://sisemsp.org.br/epm/inscricoes/

PAINÉIS
http://sisemsp.org.br/epm/paineis-tematicos/