Apresentação

COREM 4R

O Conselho Regional de Museologia da 4ª Região – COREM 4R é um órgão de registro profissional e de fiscalização do exercício da profissão de museólogo. Tem jurisdição no Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo (sede) e Tocantins.

O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Museologia foram criados pela Lei n° 7.287 de 18/12/84, regulamentados pelo Decreto n° 91.775 de 15/10/85 e constituem uma autarquia federal.

O COREM 4R foi instalado no dia 23 de julho de 1986 em Assembleia convocada pela Associação Paulista de Museus – ASSPAM, realizada no Museu Lasar Segall, em São Paulo, com a presença de 17 associados, sendo que 15 deles eram museólogos registrados na Delegacia Regional do Trabalho.

 

Finalidades

O Conselho Regional de Museologia da 4ª Região – COREM 4R tem por finalidades:
– efetuar o registro dos museólogos expedindo a carteira profissional;
– publicar a relação dos profissionais registrados;
– fiscalizar o exercício da profissão e julgar infrações profissionais previstas na legislação;
– apresentar sugestões ao Conselho Federal de Museologia;
– funcionar como órgão consultivo do Governo, na Região de sua jurisdição, no que se refere ao exercício e aos interesses profissionais dos museólogos.

Este conselho de classe exerce ação deliberativa, administrativa, normativa, contenciosa e disciplinar. Subordina-se ao Conselho Federal de Museologia – COFEM e funciona em caráter permanente, reunindo-se em sessões ordinárias, extraordinárias ou especiais.

O COREM 4R é constituído por 6 membros efetivos e 6 suplentes, profissionais regularmente registrados, eleitos na forma prevista em Regimento Interno. Os conselheiros organizam-se na Diretoria e em Comissões, não estando sujeitos a nenhuma espécie de remuneração.